Conheça os vencedores do I Prêmio Estácio de Jornalismo

Postado por admin-pej em 23/ago/2011 -

Em agosto de 2011, a Estácio realizou a cerimônia de entrega do I Prêmio Estácio de Jornalismo. O evento, que ocorreu no Monumento Estácio de Sá, espaço localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro e cuja curadoria e programação cultural foi assumida pela Estácio, reuniu profissionais de comunicação de todas as regiões do Brasil.

Para o presidente da Estácio, Eduardo Alcalay, a ação constitui mais um esforço da universidade em direção ao fortalecimento do setor de educação no país e terá continuidade nos próximos anos. “O prêmio foi criado com o intuito de abrir espaço para a discussão e debate de algo tão elementar em nosso país como a educação.”, explica o presidente.

Os finalistas são:

Internet Regional: João Humberto Chaves, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, do site EntreaTTos, com a reportagem “Quando a obstinação faz a diferença entre o sonho do diploma e a formatura.”

Internet Nacional: Tatiana Klix, do site IG, com a reportagem “Novas federais cobrem vazios no mapa do ensino.”

Rádio Regional: Nestor Tipa Júnior, da Rádio Gaúcha, com a reportagem “Campo Terceiro Grau”.

TV Regional: Richelle Bezerra, da TV Arapuan, afiliada da Rede TV na Paraíba, com a reportagem “Educação superior a distância.”

TV Nacional: Cíntia Borsato, representando a equipe do Jornal da Globo, da TV Globo, com a reportagem “Universidade – Chave do Futuro”, uma série de 5 reportagens do jornalista Rodrigo Alvarez.

Impresso Regional:: Glória Tupinambás, do jornal Estado de Minas, com a reportagem “Bolsistas Nota 10”.

Impresso Nacional: Camila Guimarães, da revista Época, com a reportagem “Tire seu diploma pela internet”.

O I Prêmio Estácio de Jornalismo recebeu inscrições de órgãos de imprensa de 14 estados do país. Além dos veículos finalistas, também enviaram reportagens os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, Correio Braziliense, O Tempo (MG), Diário do Pará (PA), Folha de Boa Vista (RR), Tribuna de Minas (MG), Gazeta do Povo (PR), Meio Norte (PI), Jornal do Comércio (RS), Correio (BA) e Roraima Hoje (RR). E ainda revista Nova Escola, Agência Brasil, Rede Jangadeiro (CE), TV Globo Roraima (RR) e Rádio Brasil Central (GO), entre outros.

As reportagens foram avaliadas por uma comissão interna da Universidade Estácio de Sá, que indicou os finalistas. Os vencedores foram escolhidos pela Comissão Julgadora do I Prêmio Estácio de Jornalismo, composta por: Gilberto Dimenstein, jornalista da Folha de S.Paulo e da rádio CBN; Deonísio da Silva, escritor e pró-Reitor de Cultura e Extensão da Universidade Estácio de Sá; Augusto Nunes, colunista da revista Veja on line; Hugo Santos, diretor do Centro de Ensino de Comunicação & Artes da Estácio; Ilona Becskeházy, diretora de Qualidade de Educação da Fundação Lemann e comentarista da rádio CBN; Alexandre Freeland, diretor de redação do jornal O Dia; Paulo Barone, vice-presidente da Câmara de Educação Superior, do Conselho Nacional de Educação (CNE); e José Luis Laranjo, diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do município do Rio de Janeiro e coordenador geral do curso de Comunicação Social da Universidade Estácio de Sá.

I Prêmio Estácio de Jornalismo anuncia finalistas em 7 categorias

Postado por admin-pej em 31/jul/2011 -

Reportagens que abordam o ensino superior no país concorrem a premiações de R$ 7 mil e R$ 10 mil; vencedores serão conhecidos no final de agosto

O I Prêmio Estácio de Jornalismo já tem seus finalistas. E os vencedores serão conhecidos no dia 30 de agosto, durante evento de premiação no Monumento Estácio de Sá, no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio. Em 2010, a Estácio assumiu a curadoria e a programação deste novo espaço cultural da cidade.

Os finalistas são:

Impresso Nacional: Luciano Máximo/ jornal Valor Econômico; Camila Guimarães/ revista Época; Udo Simons/ revista Ensino Superior; e Gabriela Moncau/ revista Caros Amigos.

Impresso Regional: Gloria Tupinambás/ jornal Estado de Minas (MG); Angélica Feitosa/ jornal O Povo (CE); e Maria Luisa Barros/ jornal O Dia (RJ).

TV Nacional: Taís Faccioli/ TV Brasil; Cíntia Borsato/ TV Globo; e Mariana Kotscho/ TV Brasil.

TV Regional: Richeli Bezerra/ TV Arapuan (PB); Laura Vieira / TV TEM (SP); Wendell Rodrigues/ TV Correio (PB); e Raquel Mourão/ TV Assembleia (CE).

Rádio Nacional: não houve finalistas.

Rádio Regional: Nestor Tipa/ Rádio Gaúcha (RS); Celso Freire/ Rádio O Liberal CBN (PA); e José Renato Ribeiro/ Rádio Gazeta (RS).

Internet Nacional: Priscila Borges/ IG; Marina Morena/ IG; e Tatiana Klix/ IG.

Internet Regional: Fátima Souza/ CN Agitos (RN); Pedro de Figueiredo/ Dia on Line (RJ); e João Humberto/ Entreattos (MS).

O I Prêmio Estácio de Jornalismo recebeu inscrições de órgãos de imprensa de 14 estados do país. Além dos veículos finalistas, também enviaram reportagens os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, Correio Braziliense, O Tempo (MG), Diário do Pará (PA), Folha de Boa Vista (RR), Tribuna de Minas (MG), Gazeta do Povo (PR), Meio Norte (PI), Jornal do Comércio (RS), Correio (BA) e Roraima Hoje (RR). E ainda revista Nova Escola, Agência Brasil, Rede Jangadeiro (CE), TV Globo Roraima (RR) e Rádio Brasil Central (GO), entre outros.

As reportagens foram avaliadas por uma comissão interna da Universidade Estácio de Sá, que indicou os finalistas. Os vencedores serão escolhidos pela Comissão Julgadora do I Prêmio Estácio de Jornalismo, composta por: Gilberto Dimenstein, jornalista da Folha de S.Paulo e da rádio CBN; Deonísio da Silva, escritor, jornalista e pró-Reitor de Cultura e Extensão da Universidade Estácio de Sá; Augusto Nunes, colunista da revista Veja on line; Hugo Santos, diretor do Centro de Ensino de Comunicação & Artes da Estácio; Ilona Becskeházy, diretora de Qualidade de Educação da Fundação Lemann e comentarista da rádio CBN; Alexandre Freeland, diretor de redação do jornal O Dia; Paulo Barone, vice-presidente da Câmara de Educação Superior, do Conselho Nacional de Educação (CNE); e José Luis Laranjo, diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do município do Rio de Janeiro e coordenador geral do curso de Comunicação Social da Universidade Estácio de Sá.

Sobre a Estácio

Um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior da América Latina, a Estácio atua há mais de 40 anos no país. A instituição possui cerca de 4 mil funcionários, um corpo docente de 7,5 mil professores e mais de 241 mil alunos matriculados. Formada por 33 instituições de Ensino Superior, entre Universidades, Centros Universitários e Faculdades, está presente em 36 cidades de 17 estados do país e também no Paraguai. Com um total de 71 campi, a instituição oferece diversos cursos presenciais e a distância de Graduação Tradicional, Tecnológica e Licenciatura nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, cursos de Pós-graduação lato sensu, cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação), avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (Inep e Capes). A Estácio mantém parceria com a Ecole hôtelière de Lausanne (Hotelaria suíça), a Alain Ducasse Formation (Gastronomia francesa) e a Universidade de Coimbra (Direito em Portugal). Um dos principais diferenciais da Estácio é a oferta de material didático gratuito aos alunos. São capítulos integrais das melhores obras para cada disciplina e curso, com o pagamento dos direitos autorais devidos. A oferta do material didático foi viabilizada graças a uma parceria entre a Estácio e a Associação Brasileira de Direitos Reprográficos, que representa as maiores editoras do país. Saiba mais em www.estacio.br.